Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2012

“Misticismo na igreja brasileira é falso evangelho”, diz Hernandes Dias Lopes

Imagem
Por Jussara Teixeira em 24 de setembro de 2012


O reverendo Hernandes Dias Lopes, da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES) escreveu em seu Facebook sobre o misticismo presente na igreja brasileira.

Segundo o líder religioso, algumas igrejas trocam o evangelho da graça por rituais estranhos às Escrituras. “O misticismo de algumas igrejas brasileiras beira ao ridículo”, afirma.

De acordo com Lopes, algumas igrejas têm entre seus líderes obreiros inescrupulosos que, em nome de Deus, “torcem a Palavra de Deus, e conduzem o povo pelos atalhos sinuosos do engano para auferir vantagens pessoais”.

Entre os elementos que associa ao misticismo, ele cita a rosa ungida, água benzida, sal grosso, toalhas suadas, que, ao seu ver, distanciam as pessoas da “pureza e simplicidade do evangelho”.

Muitos desses elementos são distribuídos e até vendidos em igrejas neopentecostais. Esse segmento da igreja evangélica estão entre os que mais crescem em número de fiéis no Brasil.

O teólogo Wemerson Mar…

A Igreja nas Bodas do Cordeiro

Imagem
Por Pr. Nonato Souza
Bodas do Cordeiro será a consumação da união mística entre Cristo e a Igreja. Acontecerá depois que a Igreja for galardoada no Tribunal de Cristo. Será conduzida ao palácio real, onde se encontra a “Sala do Banquete” (Ct 2.4), quando então, se dará início à celebração da Ceia das Bodas do Cordeiro.

Neste evento, todos os santos estarão presentes, os do Oriente e do Ocidente, tomarão lugar à mesa (Mt 8.11). “Nas Bodas do Cordeiro, a Igreja apossar-se-á de toda a sua herança como a Noiva de Cristo, e Cristo a possuirá, concretizando, assim, de maneira amorosa e eterna, o alvo maior do plano redentivo: Deus entre o seu povo, e o seu povo a desfrutar-lhe de todos os benefícios advindos desta comunhão”. [1]

Apóstolo Paulo se referiu a esta noiva quando escreveu aos coríntios: “Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (1Co 11.2). Apocalipse também nos chama a atenção para …

Inveja, Um Grave Pecado

Imagem
Por Altair Germano

A inveja, do hebraico qinah, do grego phthonos, e do latim invidere, pode ser entendida como uma tristeza, um ressentimento pela prosperidade e felicidade do próximo. O invejoso não deseja o lugar ou os bens do outro (cobiça), mas que o outro não seja bem sucedido em suas realizações e na vida.

Conforme Champlin:
A inveja é uma das maiores demonstrações de mesquinharia humana, causada pela queda no pecado. Os invejosos chegam a fazer campanhas de perseguição contra suas vítimas, as quais, na maioria das vezes, não têm qualquer culpa por haverem despertados tal sentimento nos invejosos. Geralmente os malsucedidos têm inveja dos bem-sucedidos. Essa é uma tentativa distorcida para compensar pelo fracasso, glorificando ao próprio “eu” e procurando enxovalhar a pessoa invejada. Está baseada, portanto, na mais pura carnalidade. Muitas vítimas da inveja já descobriram que a melhor maneira de evitar o invejoso é fugir dele. Uma pessoa bem-sucedida não pode abandonar o seu …

7 Princípios Eficazes Para um Futuro Bem-Sucedido

Imagem
via Desafiando Limites e Vencendo Barreiras de Wallace em 02/09/12

7 Princípios Eficazes Para um Futuro Bem-SucedidoInstrui o menino [criança] no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv 22.6 (grifo acrescido) Inicialmente, pensei em escrever este post sobre como educar filhos cristãos, pois essa tarefa hoje não está sendo nada fácil. E educar filhos na fé, ainda mais. Todavia, conforme meditava no que iria escrever, o artigo foi tomando outro rumo. Uma coisa que também pesou foi o fato de que um dos princípios teria de ser aplicado muito cedo, ou seja, crianças maiores não poderiam – em tese – ser alcançadas. Todavia, mudando o rumo para algo mais abrangente, tanto adultos quanto crianças podem se beneficiar do post. Adultos aplicando a si mesmos, e crianças sendo discipuladas. Antes de iniciar, orei e pedi ao Senhor que me desse sabedoria suficiente para colocar no papel um conteúdo que fizesse por merecer a inspiração que Ele me deu e o sugestivo tít…