Postagens

Mostrando postagens de Março, 2012

A importância do culto a Deus

Imagem
Por Pr. Nonato Souza
O culto Pode ser definido como a manifestação espontânea de adoração do homem para com o seu Deus. Pode ser entendido como buscar alimento espiritual objetivando saciar a alma faminta do amor de Deus.

Automaticamente, a palavra “culto” está relacionada à ideia de louvar, adorar, render ações de graças. No culto cristão, nos reunimos com o propósito de tributar ao nosso Deus graças, honras e glórias, pelas bênçãos recebidas.
O culto foi um elemento sempre presente na vida do povo de Deus. Observa-se que mesmo não havendo uma palavra especial no Antigo Testamento para culto, através deste era transmitido ao povo as tradições e a fé.

No Novo Testamento encontramos dentre outros, dois termos gregos que nos revela a importância do culto e da adoração. Latreia – Substantivo grego, usado nas diversas situações de um trabalho ou serviço assalariado. Posteriormente foi incorporado à prática cristã de cultuar, prestar serviço a Deus, adorá-lo (Mt 4.10; Rm 12.1). Proskunei…

7 Razões porque os evangélicos abandonaram as Escrituras

Imagem
Por Renato Vargens
Parte da igreja evangélica brasileira encontra-se mergulhada nas mais incongruentes distorções teológicas. Basta olharmos para os nossos arraiais que percebemos a complicada situação vivenciada por aqueles que se dizem cristãos. De certa forma acredito isso se deva ao fato de termos abandonado as Escrituras.

É claro que a relativização da Bíblia não se deu de uma hora para outra. Na verdade, ouso afirmar que o abandono das Escrituras Sagradas se deu paulatinamente, proporcionando a longo prazo a miscigenação do evangelho.

Isto, posto, gostaria de elencar algumas razões porque os evangélicos abandonaram as Escrituras.

1- A preguiça dos pastores. Lamentavelmente existem inúmeros pastores preguiçosos que não se esmeram na preparação de suas mensagens. Na verdade, poucos são aqueles que dedicam horas a fio preparando sermões relevantes e desafiadores. A falta de pregações deste nipe, tem contribuído para o surgimento de uma igreja "burrificada".

2- O pragmatis…

A morte de uma igreja

Imagem
Por Rev. Hernandes Dias Lopes
As sete igrejas da Ásia Menor, conhecidas como as igrejas do Apocalipse, estão mortas. Restam apenas ruínas de um passado glorioso que se foi. As glórias daquele tempo distante estão cobertas de poeira e sepultadas debaixo de pesadas pedras. Hoje, nessa mesma região tem menos de 1% de cristãos. Diante disso, uma pergunta lateja em nossa mente: o que faz uma igreja morrer? Quais são os sintomas da morte que ameaçam as igrejas ainda hoje?

1. A morte de uma igreja acontece quando ela se aparta da verdade. Algumas igrejas da Ásia Menor foram ameaçadas pelos falsos mestres e suas heresias. Foi o caso da igreja de Pérgamo e Tiatira que deram guarida à perniciosa doutrina de Balaão e se corromperam tanto na teologia como na ética. Uma igreja não tem antídoto para resistir a apostasia e a morte quando a verdade é abandonada. Temos visto esses sinais de morte em muitas igrejas na Europa, América do Norte e também no Brasil. Algumas denominações histórias capitular…

Pregando a Cristo

Imagem
R. C. Sproul
R. C. Sproul nasceu em 1939, no estado da Pensilvânia. É ministro presbiteriano, pastor da Igreja St. Andrews Chapel, na Florida; fundador e presidente do ministério Ligonier, professor e palestrante em seminários e conferências; autor de dezenas de livros, vários deles publicados em português; possui um programa de rádio chamado: Renove sua Mente, o qual é transmitido para uma grande audiência nos EUA e para mais de 60 outros países; Suas graduações incluem passagem pelas seguintes universidades e centros de estudos teológicos: Westminster College, Pennsylvania, Pittsburgh Theological Seminary, Universidade livre de Amsterdã e Whitefield Theological Seminary. É casado com Vesta Ann e o casal tem dois filhos, já adultos.

A igreja do século XXI enfrenta muitas crises. Uma das mais sérias é a crise de pregação. Filosofias de pregação amplamente diversas competem por aceitação no clero contemporâneo. Alguns veem o sermão como um discurso informal; outros, como um estímulo par…

A Ratoeira do Voto Ideológico Político-Partidário

Imagem
Nobre amigo Wallace, quero parabenizá-lo pelo texto bastante esclarecedor e que já há algum tempo vem me deixando com os cabelos em pé. Essa é na verdade uma situação crítica para todos nós que professamos um cristianismo responsável. O que se desenha na atual política nacional para nós cristãos, é no mínimo uma situação complicada. O texto “A ratoeira do voto ideológico político-partidário” é muitíssimo oportuno, esclarecedor e necessário. Aos leitores do blog Semeando Boas Novas, lhes recomendo que aproveitem a riqueza do texto que escreveu Wallace em seu excelente Blog Desafiando Limites, as muitas e ricas informações sobre o que está acontecendo na política nacional e alguns e terríveis  malefícios trazido pela mesma aos que tem compromisso com as verdades do Evangelho de Cristo. Vamos à leitura do texto. Por favor não se enfade, o texto é realmente longo, mas é prazeroso de ler, se esforce, var até o fim.

A urna do voto ideológico em ação
A Ratoeira do Voto Ideológico Político-Pa…

A pós-modernidade e os desafios para os nossos dias

Imagem
Por Marcos Antonio Guimarães
Se houver consenso entre as afirmações que dizem que a verdade e a moral foram substituídas pelo engano e pelo relativismo, estamos, então, diante de um problema estrutural que desafia educadores, líderes e todos aqueles que ainda acreditam na verdade absoluta revelada por Deus nas Escrituras Sagradas.

Temos um cenário moldado pelo pensamento pós-moderno em todas as suas esferas. E suas implicações podem ser detectadas principalmente na religião, na política, na educação e na ética. Para o pós-modernismo, “a única verdade é que não existe verdade”, segundo o escritor colombiano Daniel Salinas.

A narrativa de outro autor nos ajudar a compreender melhor o contexto da pós-modernidade: “Enquanto a modernidade é um manifesto à auto-suficiência humana e à autogratificação, o pós-modernismo é uma confissão de modéstia e, até mesmo, de desesperança. Não há verdade. Há apenas verdades. Não há razão suprema. Só existem razões. Não há uma civilização privilegiada, e …

Conselhos Para Uma Vida Conjugal Feliz

Imagem
Por Pr. Airton Evangelista da Costa

Você deseja ser feliz em seu lar? Você deseja paz na família, ou deseja viver em guerra dentro de si mesmo e entre seus familiares? Se deseja a felicidade, cumpra esses conselhos:

1 – Trate seu cônjuge da mesma forma como você gostaria de ser tratado.

2 – Como os dois são uma só carne, não deve haver nada escondido entre marido e mulher. A vida de um deve ser um livro aberto para o outro.

3 – À vista dos dois mandamentos acima, nunca minta para seu cônjuge. Fale a verdade. A vida se torna melhor quando firmada na verdade.

4 - Em qualquer circunstância, seja fiel ao seu cônjuge. O sexo extraconjugal produz desconforto espiritual, traumas de consciência, sentimento de culpa, e, conseqüentemente, falta de paz.

5 - Tenha tempo para ouvir seu cônjuge. Que haja um tempo disponível para que os dois possam passear e conversar a sós, de preferência num ambiente fora do lar, ainda que seja conversa tola.

6 - Marido e mulher devem adquirir o hábito de, juntos,…

Valorize a Graça de Deus!

Imagem
Por Pr. Walter de Lima Filho
Salmos 27 11-14

Todos nós estamos enfrentando algum tipo de luta. Talvez, a sua seja mais intensa que a minha; mas, se você tiver fé e valorizar a graça de Deus na sua vida, no tempo certo Deus reverterá essa situação negativa a seu favor.

Por que eu posso afirmar isso? Nós temos a Bíblia e ela nos ensina a crer na bondade e nos desígnios de Deus. A Palavra de Deus nos admoesta a sermos pessoas de fé, como termos uma vida que agrada a Deus. A Bíblia diz: Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hb.11:6 NTLH) Neste verso nós temos uma verdade e duas atitudes de fé:

- Verdade: É impossível agradar a Deus sem uma atitude de fé.
- Conselhos: Creia que Ele existe e se você procurar conhecê-lo intimamente mais, será recompensado.

Infelizmente, muitos querem ter uma fé forte ou de qualidade, mas pecam em não conhecê-lo com todo o coração. Por causa disso, deixam de receb…