7 Princípios Eficazes Para um Futuro Bem-Sucedido

via Desafiando Limites e Vencendo Barreiras de Wallace em 02/09/12


No Gravatar
crianca-desenhando

7 Princípios Eficazes Para um Futuro Bem-Sucedido

Instrui o menino [criança] no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv 22.6 (grifo acrescido)
Inicialmente, pensei em escrever este post sobre como educar filhos cristãos, pois essa tarefa hoje não está sendo nada fácil. E educar filhos na fé, ainda mais. Todavia, conforme meditava no que iria escrever, o artigo foi tomando outro rumo. Uma coisa que também pesou foi o fato de que um dos princípios teria de ser aplicado muito cedo, ou seja, crianças maiores não poderiam – em tese – ser alcançadas. Todavia, mudando o rumo para algo mais abrangente, tanto adultos quanto crianças podem se beneficiar do post. Adultos aplicando a si mesmos, e crianças sendo discipuladas.
Antes de iniciar, orei e pedi ao Senhor que me desse sabedoria suficiente para colocar no papel um conteúdo que fizesse por merecer a inspiração que Ele me deu e o sugestivo título que deve tê-lo atraído aqui. Inclusive, essa inspiração veio numa aula da escola dominical em que falávamos sobre criação de filhos. Essa aula foi um desafio para mim, e me vali muito mais da experiência como filho trabalhoso que fui, para tentar dizer aos casais presentes como agir com seus filhos.
Todavia, confesso que minha aula não foi das melhores, aliás eu não sou um professor dos melhores. Para ilustrar a situação: eu fiz uma pergunta à classe, mais ou menos assim “Quando os filhos tomam decisões erradas, o que fazer?”. Então, uma senhora, ao lado de seu esposo, olhou bem dentro de meus olhos e me refez a pergunta: “Quando os filhos tomam decisões erradas, o que fazer?”. [silêncio] Eu fiquei olhando para ela durante alguns momentos constrangedores, tentando encontrar alguma palavra que me salvasse, mas a única coisa que consegui falar foi: “boa pergunta, minha irmã!” #saída pela esquerda! Esses alunos… fazem cada pergunta né? risos
Mas, vamos aos 7 Princípios Eficazes que vão mudar sua vida, ou não né. Mas, se, ao final deste artigo, você for abençoado, dê glória a Deus, porque Ele merece e a inspiração foi dEle. Se não for abençoado, pode reclamar comigo mesmo, porque a culpa terá sido toda minha, ok? ;¬)
way-of-sucess

1. Princípio do Planejamento

A instrução é algo, embora não pareça, complexo. Observe: existe instrução nas forças armadas, por exemplo, e elas não são realizadas de qualquer jeito, mas precedidas por planejamento, treinamento e capacitação. Eu não servi nas forças armadas (fui considerado “incapaz”, dentre outras coisas…), mas conheci muitos que serviram. Descontadas as críticas que todo ambiente onde seres humanos dividem espaço, a vida militar tem muito a ensinar, e a se planejar é uma delas.
Veja só: encontrei vários ex-militares trabalhando em órgãos de ponta do serviço público, inclusive o 1º colocado do meu cargo era oficial das forças armadas. E por que essas pessoas obtiveram sucesso, por que elas foram protagonistas de uma carreira vitoriosa? Planejamento é a resposta. Quando eu estava estudando para concursos, o dia em que era publicado o edital era reservado apenas e tão somente para PLANEJAR o que e como eu estudaria. Minhas aprovações se deram, além de um pouco de sorte, pela qualidade do planejamento realizado.
Você quer ser uma pessoa de sucesso no futuro? Então comece a planejar imediatamente: o êxito futuro é construído agoa, no presente. Um dos grandes gurus motivacionais da atualidade, John Maxwell, afirma: O sucesso de amanhã começa hoje.
its-time-planning

2. Princípio da Tempestividade

A ciência descobriu, há algum tempo, que as crianças aprendem mais e melhor até uma certa idade. Não sei afirmar ao certo, mas algumas pesquisas apontam que, para o aprendizado de idiomas, por exemplo, há bastante facilidade até os 6 anos (fonte). Logo, o que aprendemos aqui, quando o verso cita “menino”, é que há um tempo propício para que o aprendizado seja mais eficaz. E não apenas isso está implícito: se perdermos o “timing”, ou seja, o tempo certo e oportuno, os esforços podem ser em vão ou, pelo menos, produzir menos resultados. E, caso você ainda não saiba, desperdiçar oportunidades é algo muito doloroso.
Já vi muitas – muitas – pessoas alegarem que não conseguiram realizar determinada tarefa ou concluir um projeto por falta de tempo. Para ser sincero, eu mesmo já fiz uso dessa desculpa esfarrapada. Mas, qual é o segredo para se obter êxito diante dos desafios constantes que nós enfrentamos quase todos os dias? Simples: quando você se planeja, você está se pré-parando, ou seja, antecipando-se para aproveitar a oportunidade, assim que ela der as caras. O planejamento é o perfeito aliado para que você não perca tempo quando a porta se abrir diante de você.
Aprenda: o seu futuro será bem-sucedido se você não perder tempo e souber aproveitar as oportunidades. Mas, não se iluda: somente aproveita bem as oportunidades quem estiver preparado (quem se planejou). E quem se prepara, não se preocupa. Entendeu?
oportunidades

3. Princípio da Supervisão

Existe um algo muito importante e que precisa ser enfatizado e esclarecido nesta receita para o sucesso: você precisa de auxílio para chegar lá. Não se iluda: você não vai conseguir sozinho. Ninguém consegue. Então, seja humilde: aceite e peça ajuda sempre que necessário ou quando você estiver em apuros ou simplesmente perdido, sem saber o que fazer ou para onde ir. Se você é, por exemplo, um pai que está ensinando seu filho a ser bem-sucedido na vida futura, saiba que se ele for deixado à deriva, as chances dele fracassar e naufragar são grandes.
Perceba que esta pequena palavra “NO” (em + o) possui grande significado: acompanhamento, supervisão, orientação, correção, direção, motivação, obediência, disciplina, exemplo e proteção, entre outras mais. Se você está sendo discipulado e disciplinado, observe quanto você pode ganhar se dispuser da companhia de um líder exemplar e que segue aquilo que a Palavra de Deus preconiza. Se você, todavia, está tutoriando alguém, ensiando-lhe o “caminho das pedras“, esteja bem consciente do tamanho da responsabilidade que pesa sobre seus ombros.
Espero que você esteja atento ao que está sendo ensinado aqui, pois cada lição tem sua importância dentro do contexto maior que é o sucesso futuro. Elas estão interligadas, você está percebendo? É como se a lição seguinte fosse – e é mesmo – uma a sequência da anterior, como uma escada onde cada degrau faz você subir mais um pouco em direção a um futuro brilhante e excitante! E esse, meu amigo, pode ser o seu futuro, e meu desejo é que seja. Vai depender muito de você, e de quanto você está disposto a seguir estas dicas. Você está disposto?
alvos e metas

4. Princípio da Objetividade

Não adianta tentar fugir do óbvio: o verso que inspirou este post foi direcionado aos educadores que querem ver seus filhos crescendo, amadurecendo e vencendo as barreiras que a vida impõe. E, por isso, volto a enfatizar o princípio da tempestividade: não perca tempo e nem desperdiçe oportunidades!
Caminho, nesse contexto, pode se referir a OBJETIVOS e ALVOS. Então, combinando este (Objetividade) com aquele (Tempestividade), conclui-se que é necessário estabelecer Alvos, Metas e Objetivos o quanto antes! Quando você tem alvos e objetivos bem definidos, fica muito mais fácil continuar focado em atingi-los.
A maior parte (se não quase tudo que conheço) das coisas boas da vida, pelo menos aquelas duradouras e que trazem satisfação e senso de realização, não se conseguem sem que seja feito um bom planejamento e os objetivos tenham sido bem definidos. Não raro ouvimos de grandes atletas que foram, surpreendentemente, derrotados. A explicação? Desconcentraram-se e perderam o foco.
Você quer ser bem sucedido no futuro? Primeiro: estabeleça alvos e objetivos. Segundo: não perca o foco.
pessoa-responsavel

5. Princípio da Responsabilidade

Esses dias ouvi uma frase muito interessante: a responsabilidade traz maturidade. Em outras palavras, o tempo aumenta a idade, mas para se aprender a ter mais compromisso com seus objetivos, é preciso assumir novas responsabilidades. É muito provável que eu esteja muito próximo de falar (mais) bobagem, mas vou arriscar mesmo assim:
um adulto de sucesso e uma criança que aprendeu a ser responsável e encarar desafios. E o contrário também e verdadeiro: adultos irresponsáveis são crianças que só cresceram em tamanho, mas estagnaram emocionalmente, justamente porque não quiseram assumir responsabilidades e sair do comodismo.
Este princípio está revestido de tal importância que vou tomar a liberdade de fazer uma afirmação contundente: de pouco adiantará um bom planejamento, feito no tempo certo, com a supervisão adequada e objetividade necessária se não houver compromisso (responsabilidade) por parte daquele que deve executar o projeto.
A medida de seu sucesso será na mesma proporção de seu compromisso em transformar seu sonho em realidade. Sonhar é bom – e faz bem, mas ao sonhar, permaneça com os pés no chão e não fique de braços cruzados. Seu futuro vai agradecer, e muito.
ayrton-senna

Princípio da Dedicação

Ok, você entendeu que, para coroar de êxito seu planejamento é preciso ter – muita – responsabilidade. Sim, é isso mesmo. Mas (ah… lá me vem ele com mais um mas, dirá você), você ainda precisa de algo mais. Na verdade, de um plus a mais. Você precisa suar a camisa. A inspiração é muito – muito mesmo – importante, mas se não houver transpiração, ela se esvanece e se perde no tempo e no espaço. E, depois de tanto trabalho, você não quer isso, não é mesmo?
Quando a Bíblia diz “ANDAR“, está se referindo a várias coisas, e todas elas envolvem ação. E não somente ação, mas uma ação que requer esforço, dedicação. “Andar” envolve, principalmente, três coisas:
1. Tentativa & Erro: analise como uma criança aprende a andar. Ela começa de forma tímida, desengonçada até, segurando-se nos móveis para tentar se equilibrar e dar os primeiros passos. Eu me lembro de meus irmãos dando os primeiros passos: era emocionante. Só porque você errou, não quer dizer que não pode acertar da próxima vez. Tente novamente.
2. Não Desistir: talvez isso não aconteça com todas as pessoas, mas eu sou muito tentado a desistir. Quando as coisas demoram a acontecer, é difícil ficar insistindo, não é verdade? É muito bonito escrever “não desista“, mas ficar lutando interiormente com nossas dúvidas e tentando tapar o sol com a peneira. Quando você estiver pensando em desistir, seja sincero consigo mesmo. Quando eu fui tentado a jogar tudo pro alto, um sonho mudou meu pensamento e persisti até que as coisas mudaram. Sim, se eu venci, você também pode.
3. Seguir em Frente: uma das coisas que mais nos desanima é ficar lembrando dos fracassos do passado e ser tentado a estagnar, parar no tempo. Todavia, ficar remoendo o que ficou para trás não vai fazer seu futuro melhor. Você terá um futuro para usufruir se tornar seu presente um motivo de luta e perseverança. Você pode tentar de novo quando cair, você pode não desistir mas essas coisas somente serão úteis se você estiver focado no futuro. E o futuro, caso ainda não tenha se dado conta, se conquista seguindo em frente.
confidence-future

7. Princípio da Confiança

Esse verso traz algumas palavras de poucas letras, mas de grande significado, não é verdade? Quem diria que “NO” teria tanto a nos ensinar, concorda? E o que você aprende com “ATÉ“? Ora, ao se falar de até eu penso emsituações difíceis que terão um final feliz. Quando você colocar todas essas dicas em prática, suas chances de sucesso serão muito grandes. Claro, pode ser que você não conquiste tudo o que você planejar, mas você vai conseguir ter um futuro muito melhor do que se ignorar ou fizer o contrário do que lhe propus.
E, merece ser dito, nem sempre aquilo que queremos hoje é o melhor para nós, e só vamos descobrir isso depois de algum tempo. Em outras situações, aquele não é o melhor momento. Mas, se fizermos aquilo que tem que ser feito, podemos confiar que vamos receber algo que vai dar significado e satisfação a nossa vida. Confiar em Deus e obedecer Sua palavra os dá essa segurança: nosso amanhã vai ser bem melhor do que nosso hoje, mesmo que o hoje esteja encoberto por muitas nuvens de desconfiança e dúvidas.
Mas, confiar não é uma tola credulidade em que as coisas vão acontecer no ‘automático’. Não, senhor. Confiar na Palavra de Deus é seguir as orientações prescritas e crer que os resultados virão. Sem estresse, sem ansiedade, apenas confiando e crendo.

Conclusão

A vida é muito mais complicada do que queremos, e não é possível fazer um manual de regras a serem seguidas e esperar que tudo funcione como um relógio. Não, infelizmente ou não, a vida não é assim. Ela é complexa, complicada e… emocionante também. Cheia de surpresas e novidades. Sim, é verdade: nem sempre as surpresas são agradáveis, mas os desafios nos obrigam a desafiar e superar nossas limitações e atingir novos patamares. É assim que é a vida, e é assim que a vida é: cheia de dores, odores, sabores, dissabores e descontroles.
Mas, creia-me: vale a pena viver. Vale a pena continuar lutando por dias melhores e crer que há um futuro melhor para nós. Se você estiver lendo esta mensagem em seu próprio computador, com acesso à internet, saiba que seu hoje JÁ é melhor do que os de muitos milhões ao redor do globo. Talvez eles se sentissem realizados tendo o que você tem. Assim, antes de ficar reclamando da vida que você vive, comece a agradecer por ela, pois isso vai fazer não apenas seu futuro ser melhor, mas e principalmente, seu presente. E sabe quem vai notar isso até mesmo antes de você? As pessoas que lhe cercam.
Para finalizar, gostaria de dizer que muito do que foi dito (ok… escrito) aqui possui amplo respaldo, seja na ciência moderna, seja na experiência prática ou na lógica. Existem muitos palestrantes profissionais ganhando muito dinheiro repetindo essas mesmas verdades que você acabou de ler. Sim, reconheço: ditas de modo diferente, mas a essência é a mesma. E as pessoas pagam para ouvirem isso. E saem satisfeitas das palestras. Talvez você me pergunte: “mas, se você tem tanta certeza de que isso é tiro e queda, por que você também não dá palestras sobre esses assuntos e ganha dinheiro com isso?”. Pois é, boa pergunta… risos
Em primeiro lugar, não tenho presença de palco para dizer essas verdades e ganhar dinheiro por isso. Acrescente a isso o fato de eu duvidar de que exista alguém louco varrido suficiente que esteja disposto a me pagar para eu ficar falando o óbvio enquanto faço piadas sem graça, entre uma presepada e outra… você pagaria? Pois é, foi o que pensei.
Finalmente, eu quero que o maior número possível de pessoas sejam beneficiadas sabendo dessas verdades. Ora, se eu escrevo de graça, quase ninguém lê, gosta, comenta e indica, e se eu cobrasse? Entendeu né… risos
Bom, como você não vai me pagar uma viagem pra Cancún ou Aruba, nem me dar aquela TV LED de 84′ recém lançada, eu ficarei satisfeito se você deixar um comentário, dar uma curtida, um gostei, avaliar o post nas estrelas, +1, etc. #cara de pau
Agora sério: coloque as dicas em prática hoje. Ficarei feliz em receber sua mensagem amanhã me dizendo:
Wallace, obrigado, eu não entendi quase nada do que você escreveu, mas tomei vergonha na caraatitude e minha vida mudou pra melhor!
Isso já vai me fazer muito satisfeito, mais do que um ingresso de uma palestra. Mas… se quiser me dar aquela viagem pra Aruba, tô aceitando de muito bom grado, humildemente, mas tô. (risos)
aruba-vacation
Fonte:  desafiandolimite­s.­com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar