Impedidos de obedecer à verdade

Por Pr. Nonato Souza
“Corríeis bem; quem vos impediu para que não obedeçais à verdade?” (Gl 5.7).

Meditando no capítulo 5 da carta de Paulo aos gálatas pude observar que os cristãos da Galácia, que haviam começado tão bem, estavam agora sendo impedidos de prosseguir em sua caminhada cristã por falsos mestres que queriam a todo custo levá-los a práticas contrárias à livre graça de Deus em Cristo Jesus.

Usando as suas conhecidas metáforas da vida cristã, as competições atléticas (1Co 9.24-26), o apóstolo enfatiza que os crentes da galácia corriam de forma desembaraçada a carreira cristã visando sobretudo alcançar o prêmio. Repentinamente, estes irmãos são impedidos de prosseguir. Paulo está preocupado em saber quem os impediu de continuar a carreira a eles proposta, é claro que o apóstolo não busca aqui uma identidade, mas o caráter daquele que os impedia de prosseguir. Evidentemente, se deixaram seduzir pelos aparatos do legalismo judaizante e foram impedidos em sua carreira.

Agora, eles, estavam se desviando da verdade do evangelho proclamado por Paulo e demais apóstolos e seguindo "outro evangelho" anunciado por mestres judaizantes, o que provocara tristeza profunda no coração de Paulo. Eles estavam entrando por um caminho que os conduziria à perdição. Havia interrompido sua obediência á verdade

A verdade a que Paulo se refere e que os crentes da galácia havia deixando, não é outro senão o evangelho por ele pregado, as boas novas da graça de Cristo, recebido mediante a fé. Essa verdade relaciona-se tanto com a doutrina ensinada como com a vida. Objetiva ensinar aos homens acerca da sua fé, como também a maneira como devem se conduzir.

Assim têm acontecido durante a história da igreja, falsos mestres tem levado muitos a abandonarem a graça livre de Deus em Cristo Jesus para seguir rudimentos fracos e pobres que não levam a lugar nenhum, senão à perdição. Aqueles que se utiliza de falsos ensinos nas igrejas, têm a tendência ordinária de negar as verdades fundamentais da fé cristã ou então, ensinam que a graça de Deus não nós é suficiente, tentando levar-nos para além dos ensinos apostólicos.

O que ensinamos nos púlpitos de nossas igrejas hoje não pode ir além daquilo que é a mensagem original de Cristo e dos apóstolos. Não temos autoridade para omitir nada e ou acrescentar. Não podemos permitir que nossos sentimentos, experiências, milagres, sim, eu falei, milagres e ou quaisquer outras coisas, estejam acima do Livro dos livros, a Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é o padrão supremo da verdade. Muitos novos convertidos, crentes em geral tem sido engodados, mal orientados, mal formados por falsos mestres que nos púlpitos das igrejas, classes de Escolas Dominicais e outros, ministram heresias de perdição como se verdades bíblicas fossem. Estejamos vigilantes, ensinemos sistematicamente a Palavra de Deus para edificação e crescimento espiritual do rebanho do Senhor sob o nosso cuidado.

Senhores, pregadores e mestres, acautelai-vos acerca de alguns ensinamentos que estão surgindo em nosso meio tais como, a Bíblia, a Palavra de Deus, não é mais suficiente para trazer respostas aos problemas da humanidade. A igreja precisa de ciência, filosofia, psicologia e outras revelações para cumprir seu papel na terra. Para estes pensadores pós-modernos mostrar aos crentes a suficiência que há em Cristo ou das Escrituras, é algo vazio e não basta. Até onde vamos com isso!

Ora, fiquemos com a Palavra de Deus, ela nos é suficiente para alcançarmos a maturidade e edificação que precisamos até chegar ao céu. Não nos deixemos envolver-nos com falsos ensinos que fatalmente nos impedirá de continuar nossa carreira cristã. Que o Senhor nos ajude!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar