Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2010

O Deus que prover (Jeová Jireh)

Imagem
Por Nonato Souza

O texto tomado para basearmos esta palavra é João 5.1-9. Que Deus é provedor das necessidades dos seres humanos, temos conhecimento. Ele é a nossa provisão sempre. No texto em apreço, vemos Deus trabalhando em favor daqueles que buscavam um milagre à beira do tanque chamada Betesda.

A Bíblia diz acerca deste acontecimento:

“Ora, existe em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Neste jazia grande multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos (esperando o movimento das águas. Um anjo descia em certo tempo, e agitava a água. O primeiro que entrasse no tanque, depois do movimento da água, sarava de qualquer doença que tivesse).”

A provisão de Deus (Jo 5.4).

Um tanque com cinco alpendres, que em hebreu se chama Betesda (Casa de misericórdia) (v.2);
Um tanque que ficava bem próximo à Porta das Ovelhas (esta porta foi edificada Pelo sumo sacerdote Eliasibe e seus irmãos (Ed 3.1) (v.2);
Por ordem divina,…

Ainda há lugar

Imagem
Pr. Nonato Souza

O texto base tomado para esta meditação está em Lucas 14.16-23. É claro que o espaço não nos permite meditarmos profundamente sobre o assunto, mas é de bom alvitre que vejamos algumas lições importantes sobre o assunto.

Jesus tinha diversas maneiras de comunicar verdades espirituais àqueles que lhe ouvia. Um dos seus métodos favoritos era através de parábolas. Neste texto, vamos nos ater apenas na expressão de Jesus que diz: “Ainda há lugar”.

A tarefa universal de evangelizar confiada pelo Senhor Jesus à sua Igreja é uma tarefa para hoje, agora. Devemos ser cuidadosos no cumprimento de nossos deveres e tarefas espirituais, não deixando escapar de nossas mãos a oportunidade e responsabilidade que o Senhor nos dar de realizar a sua obra. Muitos estão chorando porque lhes passou a oportunidade de fazer algo para Deus e estão entoando a lúgubre canção de Jeremias 8.20: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”.

Deixar de fazer hoje o que podemos, para fa…